terça-feira, 24 de junho de 2008

Óleo sobre tela: Cocker

"Cocker" (Héctor Molina, 2008). Técnica: óleo sobre tela

Feriado do Professor Molina



sábado, 21 de junho de 2008

Óleo sobre tela: mar e luar

Trabalho em óleo sobre tela de Denise: mar e luar.

Expressividade

Trabalho recém-terminado de Filipe, em óleo sobre tela, mostrando muita expressividade na construção da figura humana, além de representar um bom trabalho técnico.

Trabalho Sensível

A aula de Arte pode ser muito prazerosa, mas não deve ser somente relaxante. O tempo de trabalho em artes visuais às vezes é tenso; o prazer vem a partir do resultado que se obtém. O pensamento artístico e a sensibilidade estética devem estar sempre presentes no ambiente das aulas, o que exige não apenas memória, mas também raciocínio lógico e inteligências artísticas (visual, tátil e manual), na busca de um trabalho sensível.

Desenho a Grafite: Vista Panorâmica da Praia de Cabo Branco

Desenho a Grafite: Praia de Cabo Branco (Héctor Molina, 2008)

Cavalos desenhados a grafite por Dona Gil

"Amigo" (Gil, 2008), técnica: grafite

"Soberano" (Gil, 2008), técnica: grafite

Desenho a Lápis de Grafite

Composição de Marília: Desenho a grafite de natureza-morta, junho de 2008


Composição de Ana Caline: Desenho a grafite, natureza-morta, junho de 2008

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O meu amigo Professor Barreto lançou seu livro "Contos Acontecidos" recentemente, em 08 de maio, evento ao qual tive o prazer de comparecer e onde pude obter sua dedicatória para o meu exemplar.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Arte como Conhecimento

É senso comum que o público apreciador de Artes no Brasil é escasso, em parte porque as pessoas não são incentivadas a isso desde cedo. Assim, a maioria fica à margem de todo esse universo de possibilidades cognitivas oferecidas pela arte por meio de suas obras, de sua história e do "fazer artístico", como afirma Ana Mae Barbosa (BARBOSA, 1991), no seu livro "A imagem no ensino da arte".
A arte faz parte da herança cultural das sociedades, mas a maioria das pessoas não tem acesso por não ter desenvolvido a capacidade de usufruir daquilo que as manifestações artísticas têm a oferecer e a disciplina de Artes tem por finalidade possibilitar esse acesso.
Se o aluno, numa prática dessa natureza, for levado a usar sua experiência cognitiva, não somente como uma forma de aquisição de habilidades manuais ou técnicas, então ele utilizará suas s habilidades cognitivas na apreensão da realidade, e assim compreendê-las na construção de um conhecimento novo.

BARBOSA, A. M. A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, Fundação IOCHPE, 1991.

domingo, 1 de junho de 2008

Pintura e Desenho



Nossas alunas trabalhando durante aula de Pintura e Desenho

Naturezas-Mortas


Pinturas do Ateliê Molina
Naturezas-Mortas (Héctor Molina)
Natureza-Morta é um gênero de pinturas em que se representam seres inanimados, como frutas, flores, livros e objetos. O termo natureza-morta se refere à arte de pintar e desenhar composições ou objetos inanimados.