quinta-feira, 27 de março de 2008

Sobre o Ensino de Artes

"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

As reflexões recentes sobre ensino de arte vão no sentido de considerá-la como área de conhecimento e apontam para transformações nos seus fundamentos (metodologia, objetivos, conteúdos, papel do professor e avaliação).
O ensino e aprendizagem da arte na escola compreende questões que se referem ao seu processo educacional, como o posicionamento que assumimos para que o trabalho fique em consonância com os objetivos de um processo escolarizado que atenda às necessidades de cultura artística no mundo contemporâneo.
Nesse sentido, o Professor Abelardo Barreto, nosso amigo, grande educador em artes em João Pessoa, considera que nas salas de aula apenas determinados alunos apresentam um talento artístico especial; estes, uma vez avaliados, deveriam ser encaminhados para um curso específico de formação artística, paralelamente ao cumprimento de sua educação escolar. Contudo, a grande maioria, mesmo não apresentando vocação artística particular, será a parte “consumidora” da Arte no futuro, tornem-se eles economistas, psicólogos, advogados. Daí a necessidade de educá-los para apreciar a Arte; para muitos dos alunos provavelmente esse será o único contato com o estudo das Artes.

Héctor Molina

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