sábado, 25 de setembro de 2010

Paisagem "Chuva no Sertão"

Paisagem "Chuva no Sertão" (Héctor Molina, 2010)
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 60 x 90

3 comentários:

Mente Hiperativa disse...

ISSO É PINTURA??? Parece foto, Perfeito!

Neiline disse...

Sinto muito, mas isso não é pintura e nem foi feito por Hector Molina. É uma foto feita por uma pessoa que conheço no sertão do Ceará. A foto foi um pouco editada, mas dá pra perceber a semelhança, na csa, nas parvores e principalmente nas nuvens. São totalmente idênticas. Isso é plágio. Que coisa feia. Se foi inspiração na foto deveria ser referido. Aqui está link para não restra dúvidas http://www.flickr.com/photos/pedro_neto/2204071648/in/set-72157603713398645

Prof. Molina disse...

É pintura, sim, Sra. Neiline, podemos garantir que é. A pintura aqui postada foi realizada por Hector Molina, em óleo sobre tela, inspirando-se em uma foto publicada na Internet e cuja fonte a senhora mencionou.
A Internet proporciona aos artistas a possibilidade de criar utilizando obras do mundo inteiro, de ontem e de hoje. Sempre foi aceitável em ARTES o emprego de ideias e partes do trabalho de antecessores. O plágio é outra história. Neste trabalho discutido no presente comentário, trata-se de uma adaptação, portanto uma contribuição nova, com traços de criatividade em tons de cores e em perspectiva. Trata-se de Copyleft (ver http://baixacultura.org). Esse termo copyleft não se aplica apenas ao mundo da informática, mas em todos os âmbitos da produção intelectual.
Através desse conceito, permite-se aos usuários copiarem partes do conteúdo de fotografias, convertendo-as em outra expressão artística, embora apenas para uso não-comercial, como é o caso em questão. Este blog, Blog Ateliê Molina, é um blog sobre artes e pertencente ao âmbito educativo. Acreditamos que o fotógrafo Pedro Cavalcanti, que tirou esta linda foto no Ceará em 2008, poderia apreciar esta conversão de sua fotografia em outra forma de arte, disso temos forte impressão, uma vez que sua foto é verdadeiramente artística.
Portanto, acreditamos que a palavra "coisa feia" empregada pela senhora - com todo respeito à sua opinião - não se aplica ao fato de um artista criar uma obra de arte a partir de outra, uma vez que a expressão estética é outra, é uma pintura em óleo sobre tela. Como nosso amigo "Mente Hiperativa" mencionou no comentário acima (o primeiro), esta pintura parece foto, isso porque ali está o traço do artista, criando uma outra obra de arte.
O copyleft deve vir ao socorro desta massa potencial de criadores. Deve-se permitir ao artista que suas obras (sempre baseadas em outras) não sejam monopolizadas, que sejam revertidas para a formação de um comum e que se torne uma reserva para futuras criações. Aí está a razão para todos os protestos ocorridos no mundo inteiro nos últimos dias contra o "Stop Online Piracy Act" (SOPA), e que se passar no congresso americano, vai abrir precedentes para que outras medidas de censura sejam feitas na Internet mundo afora. Inclusive no Brasil.
Contudo, agradecemos seu comentário e acabamos por perceber, através deste, que é importante passar a citar a fonte da inspiração do artista em cada obra postada aqui, se essa inspiração partir de uma fotografia, mesmo que esta se encontre publicada sem restrição específica a eventual reprodução sem fins comerciais. Verificamos que a foto foi reproduzida em outros links, também sem a referência da fonte.
Por favor, volte a visitar nosso blog e emitir sua opinião e possíveis sugestões e advertências, ques erão sempre bem-vindas.
Muito obrigado.
Ateliê Molina