domingo, 11 de maio de 2008

As fronteiras do Desenho

A disciplina de Desenho estabelece interessantes relações com outras áreas de conhecimento. Em uma dissertação de Mestrado (“As Fronteiras do Desenho") defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2001, Maria Lucia Valenga relaciona as formas da natureza com as formas geométricas e discute como estas formas se refletem nos objetos da vida cotidiana.
As profissões ligadas à representação gráfica como o Desenho Industrial, a Arquitetura ou as Engenharias, têm como elemento fundamental na sua formação a disciplina de Desenho” (...) “O desafio está em como estabelecer relações com os elementos do mundo que o rodeia para trabalhar os conteúdos acadêmicos e, ao mesmo tempo, despertar a sensibilidade para uma nova visão deste mundo e a aplicação dos conhecimentos à própria vida". E questiona: "como transformar conteúdos que sempre foram transmitidos de forma clássica em uma nova linguagem que contribua para a preparação do aluno para a realidade e para a vida?".
Discute ainda as relações do desenho com a natureza, com as formas e os números, com a arte e com os objetos.


Quantas outras relações podem surgir que serviriam de estímulo para o aprendizado do desenho integrado como elemento de representação!
Assim, é preciso reconhecer que o ensino do desenho é base desde a expressão artística até o desenvolvimento de projetos que atendam às necessidades humanas e aplicada às mais diferentes propostas de design, como jóias, embalagens, marcas e logomarcas, entre outras aplicações.

Nenhum comentário: