domingo, 11 de maio de 2008

Desenhar em Perspectiva

A perspectiva é o modo de conseguir a ilusão de tridimensionalidade das coisas com um desenho linear. Desenhar em perspectiva é importante porque temos que transpor o mundo em que vivemos para o papel que tem uma dimensão a menos. Este método de representação é usado tanto por artistas, como por arquitetos e designers.
O entendimento dos desenhos de observação de cubos, paralelepípedos, anéis, objetos, assim como do estudo teórico de como pensar/perceber a perspectiva, dão ao aprendiz desenvoltura para solucionar sozinho os desafios de perspectiva em suas obras futuras.
A representação perspectiva não serve para observar fielmente as características métricas de um objeto ou espaço, mas para visualizá-los de uma forma semelhante à captada pela nossa visão. Aprender a desenhar em perspectiva desenvolve a aptidão de ver as coisas como são no mundo exterior.
"Define-se a perspectiva como a projeção em uma superfície bidimensional de um determinado fenômeno tridimensional. Para ser representada na forma de um desenho (conjunto de linhas, formas e superfícies) devem ser aplicados mecanismos gráficos estudados pela Geometria descritiva, os quais permitem uma reprodução precisa ou analítica da realidade tridimensional." (um clique nas palavras em azul dá acesso à inciclopédia online livre Wikipédia).

Nenhum comentário: