segunda-feira, 21 de abril de 2008

Arte-Educação para jovens nas mais diversas carreiras

Esta nossa jovem e talentosa aluna cursa Serviço Social na Universidade, e dedica um pouco do seu tempo à aprendizagem da arte da pintura a óleo.
A educação em Artes ganha crescente importância quando se pensa na formação necessária para uma adequada inserção social, cultural e profissional do jovem contemporâneo. Ela imprime sua marca ao demandar um sujeito da aprendizagem criador, propositor, reflexivo e inovador. Se hoje o aluno deve ser formado para enfrentar situações incertas e para resistir às imposições da fragmentação que caracterizam a contemporaneidade, a arte pode colaborar muito.
Se numa prática dessa natureza, o aluno for levado a usar sua experiência cognitiva, não somente no nível de aquisição de habilidades manuais ou técnicas, então poderá utilizar suas capacidades e suas habilidades cognitivas na apreensão da realidade, para compreendê-las na construção de um conhecimento novo. O que a Arte-Educação contemporânea pretende, desse modo, é formar o conhecedor, fruidor, decodificador da obra de arte. Ou, quiçá, um artista plástico.
Entendemos que um exercício aparentemente simples – a apreciação da produção artística – torna o olhar do aluno mais atento às representações e aos significados exibidos no mundo à sua volta.

Nenhum comentário: